Você sabe escolher o melhor contador para o seu negócio?

Se seus planos mais imediatos não incluem a contratação de um contador experiente, competente e com conhecimento que vá além do recolhimento dos tributos e de dar conta daquela burocracia, é melhor rever os conceitos.

Faz tempo que a contabilidade deixou de ser um departamento da empresa que faz contas e lida com papeladas. Ótimo que seja assim, porque é sinal de que essa área acompanhou a evolução do mercado, da tecnologia e das necessidades dos empreendimentos.

Instrumento de gestão

Um bom escritório de contabilidade reunirá informações que o ajudarão a tomar decisões importantes. Em sua análise, auxiliará a encontrar respostas, por exemplo, para a dúvida quanto ao melhor momento para buscar um aporte para o seu consultório.

Um contador competente poderá dar indicações sobre o nível de endividamento do negócio, se está com a saúde financeira estável ou, melhor ainda, está dando lucro e fazer a gestão de risco. E também vai orientá-lo na escolha do regime de tributação mais vantajoso para o seu negócio em cada fase.

Esse profissional tem a capacidade, caso seja o seu desejo, de fazer a gestão da folha de pagamento, indicar a forma correta de contratar, gerir e demitir funcionários para evitar que ocorra processo trabalhista futuramente.

Cuidados fundamentais

Você até pode apelar para o Google e levantar uma lista de escritórios contábeis. Mas o ideal é seguir o clássico caminho da indicação. Converse com colegas — médicos, de preferência; pois seus contadores já conhecem a rotina da profissão e as principais características do negócio — e pergunte se estão satisfeitos com o profissional. Melhor montar uma lista com três a cinco nomes.

Para levantar as referências, você pode checar junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) se o escritório está devidamente credenciado.

Caso opte por um nome pesquisado na internet, além de checar no CRC, procure o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do estado e confira se o escritório é filiado. E peça uma lista de clientes e faça contato para levantar referências.

Será bem interessante se o escritório fizer atendimento pelo WhatsApp, além de e-mail e telefone. Como você tem inúmeras atribuições e pouco tempo, vai precisar de agilidade para tirar dúvidas, enviar ou receber documentos. Pergunte e pondere a escolha, caso ele não use esse canal de comunicação.

Checklist de algumas tarefas do contador

– Abertura e fechamento de empresa
– Elaboração do contrato social
– Cálculo dos tributos
– Emissão das guias de impostos, pró-labore dos sócios
– Envio do imposto de renda anual da pessoa jurídica e relatórios contábeis (como balanço patrimonial e demonstração de resultados)
– Elaboração do balancete anual ou quando solicitado.

Para acompanhar a saúde da sua empresa, peça ao contador a certidão negativa dos órgãos públicos (Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura) para constatar que não há pendências. E, mesmo com toda a papelada e os números em dia, de tempos em tempos não deixe de reservar na sua agenda um horário para receber o seu contador. Afinal, ele é a pessoa que conhece a vida da sua empresa pelo avesso.

Compartilhe nas redes