ilustracao-do-conceito-de-cartao-de-credito_114360-170

Meios de Pagamento para Clínicas e Consultórios

“Você aceita cartão?”

Seja qual for a sua resposta – sim ou não – você já deve ter ouvido esta pergunta algumas vezes.

E por mais que o uso do cartão seja cada vez mais difundido na economia brasileira, ainda é comum encontrar médicos e profissionais de saúde que aceitem exclusivamente dinheiro ou cheque para atendimentos particulares.

Neste post, falaremos dos benefícios da adoção de meios de pagamentos eletrônicos – destes, o mais popular a maquininha de crédito e débito – em sua clínica ou consultório.

E claro, falaremos também dos custos envolvidos neste tipo de serviço, para que você avalie com segurança se faz sentido ou não para o seu caso.

Talvez você até descubra que poderia contar com um serviço melhor, caso já utilize um.
Saiba como a Medicinae melhora a experiência de pagamento para o paciente e de recebimento para o Médico ou Profissional de Saúde.

Antes, vamos falar um pouco sobre dados.

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos eletrônicos no Brasil já representam 44% do consumo. Este percentual era de pouco mais de 18% há 10 anos;

A pandemia causou um forte impulsionamento do consumo online, o que também é um fator importante de crescimento. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 47% nas vendas online no primeiro semestre de 2020.

Segundo pesquisa do Banco Central, 52% dos brasileiros preferem cartão de débito e 46% cartão de crédito no momento da compra. O preço da compra é um fator preponderante nesta preferência. Para pagamentos acima de R$50, os brasileiros já tendem a escolher os meios digitais, principalmente por praticidade e segurança.

Principais benefícios

Talvez você também tenha adquirido este hábito recentemente, de preferir pagar em cartão. Por segurança, comodidade, vantagens dadas pelo seu emissor de cartão (como programas de milhas) ou um pouco de cada.

Na maioria das vezes, todos saem ganhando. Quem vende e quem consome. E não é muito diferente no caso de clínicas e consultórios.

Vamos começar com uma vantagem para você e uma vantagem para o paciente.

Aumento de faturamento

Em recente pesquisa do Sebrae, para conhecer os motivos que levam os empresários a adotar pagamentos em cartão de crédito/débito, 55% dos empreendedores disseram ter tido aumento de faturamento e 57% aumento de vendas.

Além de cada vez menos gente ter o hábito de andar com dinheiro na carteira, a possibilidade de parcelamento e de pagamentos de consulta em data futura (com uso de cartão de crédito) amplia a acessibilidade à sua clínica ou consultório. Com isso, cresce o seu número de potenciais pacientes, seu público-alvo potencial.

A opção de pagamento em data futura até pouco tempo atrás era feita predominantemente por cheques, que estão entrando em extinção. Hoje, correspondem a menos de 1% dos pagamentos no país. Cheque é muitas vezes sinônimo de inadimplência e burocracia para receber.

Segurança para todos

Na mesma pesquisa do Sebrae que mencionamos acima, 57% dos entrevistados responderam que receber em cartão aumenta a segurança, por deixar uma menor quantidade de dinheiro no estabelecimento e em transporte para o banco. 71% dos entrevistados observaram também o aumento na satisfação do cliente.

E isso tem a ver com a segurança do cliente, em nosso caso, paciente.

Deixar seu paciente andar com dinheiro no bolso para pagar uma consulta ou procedimento pode ser um grande risco, em razão de possíveis roubos e furtos. Até mesmo a perda do dinheiro não é tão raro acontecer.

Comodidade

A busca por praticidade e comodidade é uma das principais forças do mercado atual, em praticamente todos os segmentos da economia.

Nós não vamos mais ao banco pagar conta, não vamos à locadora alugar um filme, não ligamos pra pizzaria pra pedir uma pizza, não vamos para a calçada esperar um taxi e compramos cada vez mais coisas pela internet, pelo WhatsApp etc.

A tecnologia permite que hoje você torne a experiência de pagamento da consulta muito mais cômoda para o paciente.

Sua clínica pode, por exemplo, enviar um Link de Pagamento por WhatsApp (ou por e-mail, SMS etc) para que o paciente pague com o cartão de sua preferência e parcele como quiser, como se estivesse realizando uma compra online.

Repassar ou não os custos das taxas de parcelamento fica a seu critério. Muitas clínicas que passam a aceitar cartão reajustam sua tabela de preços para cobrir os custos dos serviços.

Outra mudança interessante sendo adotada recentemente é o processo de enviar o link de pagamento da consulta no ato do agendamento, para que o paciente já chegue ao consultório com o atendimento pago, diminuindo a necessidade de contato físico. Algumas clínicas clientes da Medicinae afirmaram que esta prática reduziu o absenteísmo, dado que o atendimento pré-pago aumenta o senso de comprometimento do paciente com o agendamento.

A boa e velha máquina de cartão também proporciona comodidade, dado que o crescimento do uso de cartão de crédito está relacionado à necessidade cada vez menor de ir ao banco ou a um terminal sacar dinheiro.

Clique aqui para fazer seu cadastro na Medicinae e ter acesso às nossas soluções de pagamento.

Como escolher a maquininha certa e o fornecedor?

Para não dizer que não falamos apenas de benefícios, vamos falar de custos.

Taxa: A taxa é um percentual descontado sobre cada uma de suas transações, seja na máquina ou no link de pagamento. Ela varia de acordo com a modalidade de pagamento – crédito ou débito, assim como no número de parcelas no crédito.

Bancar a taxa ou repassar a taxa? Avaliar a escolha de repassar o custo da taxa para o paciente é papel do administrador do Consultório ou da Clínica. Ressaltamos que não é permitido cobrar preços distintos para pagamentos em dinheiro e em cartões à vista. Portanto, se for reajustar seus preços para repassar o custo, é mandatório que o mesmo valha para todas as suas formas de pagamento.

É permitido, no entanto, repassar as taxas de juros em casos de parcelamento.

Aqui na Medicinae, por exemplo, permitimos o parcelamento em até 12x. Neste caso, repassar o custo das taxas de parcelamento é permitido por lei e uma prática comum de mercado.

Custo do terminal

A grande maioria dos prestadores de serviços de pagamentos cobra pela maquininha. Alguns cobram mais barato, outros mais caro. Sugerimos que não leve em consideração apenas as taxas mais baixas e os custos de máquina mais baixos para tomar sua decisão. Como sempre, o barato pode sair caro.

Valorize um bom atendimento

A Medicinae se diferencia por oferecer soluções de pagamento feitas exclusivamente para profissionais de saúde. Isso passa necessariamente por um atendimento diferenciado. Na plataforma Reclame Aqui, temos um total de 0 (zero!) reclamações.

Nosso índice de NPS médio – que mede quanto um cliente estaria disposto a indicar um colega – é de 9,0 de 10.

Nosso atendimento recebe treinamento sobre o cotidiano do médico e de uma clínica, entendendo esse universo de forma diferenciada. Tal dinâmica foi implantada e continua sob comando, da nossa founder e COO, Dra Luciana Lessa. Sim, uma médica demonstra e treina o nosso time de atendimento diretamente.

Um atendimento que entende suas demandas e o seu dia a dia pode fazer uma grande diferença em seus resultados.

Melhoria de Gestão

Fazer o controle financeiro de sua clínica pode ser muito mais simples. A contratação de soluções de pagamento para débito e crédito, em geral, vem acompanhada de uma plataforma e/ou aplicativo para que você consulte seus recebimentos e as taxas que pagou. Isso nem sempre é uma tarefa fácil para quem só aceita dinheiro e cheque.

Agendamento, prontuário eletrônico, telemedicina, prescrição digital, mas… E o pagamento e recebimento das suas consultas e procedimentos? Você sabe também exatamente quando receberá seus pagamentos, consultando sua agenda de recebimentos. Nada mal ter total transparência e absoluto controle das suas informações, correto?

Confira alguns indicadores que a plataforma/app Medicinae fornece em tempo real.

A Medicinae desenvolveu, com a colaboração de dezenas de médicos, um aplicativo e plataforma web que simplifica a gestão de seus pagamentos. Nela, a conciliação de seus pagamentos é feita de forma automática, sem necessidade de inserção de dados.

Soluções Exclusivas

Split de Pagamentos: é uma funcionalidade do app Medicinae Solutions que permite ao médico ou profissional de saúde dividir valores de forma personalizada entre parceiros na hora da autorização de pagamento entre o seu consultório e o paciente. Assim, cada um recebe na conta indicada o valor definido por sua participação e evita que ocorra a bitributação que desvaloriza o saldo final do profissional responsável por receber e distribuir a quantia de cada uma das partes.

Exemplificando, o cirurgião que recebe por realizar uma cirurgia e precisa repassar valores para sua equipe – anestesistas e instrumentadores, por exemplo – ou uma clínica que precisa fazer o mesmo com cada um de seus parceiros poderão repassar diretamente para a conta cadastrada de cada um, os seus respectivos recebíveis, sem precisar emitir uma nova Nota Fiscal e ser tributado novamente.

Além disso, com o split, a burocracia operacional de divisão de pagamentos acaba, diminuindo seu tempo com esse trabalho. Todos recebem mais rápido, ainda por cima.

Simulador de Vendas: Com essa função, você otimiza o seu fluxo de caixa ao definir o valor líquido que deseja receber por cada tipo de atendimento. Ao inserir o valor líquido, nossa plataforma te informa qual valor deve ser cobrado via máquina ou link de pagamento para que os custos de taxas sejam repassados ao paciente.

E como eu recebo meus pagamentos de cartão?

Na Medicinae, os pagamentos em cartão de débito entram em sua conta em 2 dias. Em cartão de crédito, 30 dias. Em caso de parcelamento, você recebe o pagamento de acordo com o número de parcelas (o primeiro em 30 dias, os de mais de 30 em 30 dias).

Se você quiser receber tudo em 24 horas, débito e crédito, à vista e parcelado, temos a modalidade Plano Pro, disponível apenas na máquina de cartão. E você também pode fazer a antecipação de seus pagamentos sempre que quiser, o valor total a receber ou uma quantia específica, mediante uma taxa de antecipação, tanto para pagamentos via máquina quanto via Link de Pagamento.

Se você tem interessa nas soluções da Medicinae, é só se cadastrar aqui e a gente fornece todas as informações para você fazer a melhor escolha.

Obrigado pela leitura.

Escrito por Time Medicinae

Compartilhe nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email