MD CODES x Gestão Financeira

Harmonização facial x gestão de consultório: o que será que eles têm em comum?

O MD CODES™, técnica criada pelo dr. Maurício de Maio, injeta Ácido Hialurônico em pontos específicos do rosto. Ao estudar Fisiologia, Anatomia e Física, dr. Maurício encontrou pontos de sustentação facial que, ao serem preenchidos, levam ao equilíbrio.

Muitas amigas dermatologistas, me chamam para fazer aquele check-up nas contas de seus consultório, pois acham que gestão e precificação são temas complicados demais. Daí veio o paralelo.

É tudo questão de equilíbrio.
Mais precisamente ponto de equilíbrio.

Elas estão super focadas em aprender a nova matemática da beleza, que esquecem que podem transpor esses conceitos para a administração do consultório! Mas e você, sabe calcular o ponto de equilíbrio do seu consultório?

Ponto de equilíbrio é o momento no mês em que suas despesas se igualam às suas receitas (recebimentos).

DESPESAS = RECEITAS

Quanto mais cedo no mês você chegar à esse ponto de equilíbrio, maior será o seu retorno mensal.

Coloque na ponta do lápis: seus gastos fixos (aluguel, luz, condomínio, internet, secretária, contador, manutenção, impostos, financiamentos) e divida pelo número médio de clientes que são atendidos no seu consultório mensalmente (vamos considerar atendimento toda vez que um cliente for ao seu consultório, os retornos também entram nessa conta!).

Este é o seu custo operacional por paciente atendido! Guarde esse número, pois toda vez que um cliente entrar no seu consultório você estará gastando esse valor para atendê-lo.

Isso mesmo! G-A-S-T-A-N-D-O!
(Ou, como alguns coaches gostam de falar, INVESTINDO no seu paciente.)

Isso já te dá uma rápida noção de gestão. Esse é o ponto de equilíbrio que você deve buscar a cada atendimento. Essa métrica fez sentido para você?

Com ele, você terá uma ideia da saúde do seu consultório de uma forma simples e rápida.

Na Plataforma da Medicinae, temos um indicador que te auxilia a saber qual é o ticket médio do seu cliente. E falando em português claro: ele é, nada mais nada menos, quanto cada cliente deixa em média no seu consultório.

Então, se você tem em mãos o seu ticket médio e sabe o quanto custa para atender cada cliente, basta diminuir um pelo outro e tirar os impostos, aí está o seu LUCRO!

Agora pode falar: nem é tão complicado assim…. não é?

Luciana Lessa é Médica Cirurgiã Geral e COO da Medicinae Solutions.

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email