blog 2

COVID-19: O que fazer para contornar os impactos financeiros desta pandemia em seu consultório.

Vivemos um momento sem precedentes na área da Saúde.

Desde a descoberta do novo vírus, o COVID-19, observamos 3 meses de disseminação fora do Brasil, com comportamentos diversos, dependendo do país e principalmente da cultura acometida.

Na China, onde ocorreu o início da epidemia, já há sinais de recrudescimento e extinção da doença. Em contrapartida, houve disseminação transcontinental e o número de casos no Brasil cresce de forma exponencial.

Medidas governamentais estão sendo tomadas, incluindo a antecipação de férias escolas e recomendações para evitarmos exposição pública e contatos físicos desnecessários. Com isso, há a previsão de diminuição de consultas eletivas e desmarcação de cirurgias não essenciais.

Neste momento, é fundamental que seu consultório esteja organizado. No atendimento particular, a percepção será imediata. Já nos atendimentos por planos de saúde, este impacto será percebido dentro de 45 a 60 dias, período em que você receberá os atendimentos desta semana.

Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos previstos para os próximos 3 meses, e em uma outra coluna, tudo o que você tem a receber no mesmo período. É importante registrar as datas de entradas desses pagamentos a receber, porque um dos grandes problemas a serem enfrentados é o desencontro de caixa. Ter mais a pagar do que a receber é um sinal crítico de atenção e motivo de endividamento de várias clínicas e consultórios.

A segunda dica é orientar sua secretária a ligar ativamente para seus pacientes agendados neste período após a quarentena coletiva, oferecendo a remarcação de consultas. Use este período de diminuição de atendimentos para organizar seu faturamento de planos de saúde, reveja suas glosas, faça suas contestações, reveja seus acordos e se a cobrança está sendo feita corretamente.

Se você previa investimentos como compras de equipamentos e expansões em sua clinica, é aconselhável aguardar o desdobramento das próximas semanas.

E nesse momento conte conosco. Estaremos com um canal aberto de aconselhamento e esclarecimento de dúvidas de caráter financeiro para consultórios e clínicas, gratuitamente.

Agende sua consultoria clicando aqui.

Escrito por Redação Medicinae.

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email