Como diferenciar seu consultório na multidão

O mercado de saúde e a pratica médica mudaram muito nos últimos 40 anos. Hoje temos a redução da população coberta por planos de saúde por conta da crise, o surgimento de clínicas populares, a aglutinação de empresas de Medicina de Grupo – principalmente pela injeção de capital externo, o aumento do número de Faculdades de Medicina e ainda a redução absoluta do Estado como empregador. Assustado?

Fique tranquilo, ainda tem espaço para você e seu consultório crescerem! Abaixo, listamos 3 grupos que podem lhe guiar em suas ações:

1- Pessoas
2- Gestão
3- Captação de Clientes

PESSOAS
Além de investir constantemente em sua formação profissional, invista em cursos profissionais para seus assistentes diretos e para sua secretária. O domínio de ferramentas básicas como Excel, Google Agenda e emissores de Nota Fiscal Eletrônica (Nf-e) melhoram sua organização e tornam o seu tempo mais eficiente e produtivo.

Cursos de atender o público facilitam a sua rotina e ainda melhoram e muito o relacionamento interpessoal. O bom atendimento da sua secretária é perceptível para o seu paciente desde à marcação de consultas até o retorno e fidelização.

Dica de Ouro:
Escreva todas as atribuições desejáveis de cada funcionário e converse em particular com cada um, deixando claro o que você espera dele. Se você expressar o que deseja, fica mais fácil para atingir o objetivo.

GESTÃO
A otimização da gestão do seu consultório é o lugar em que multiplicam-se oportunidades de ganhos rápidos e com poucas mudanças. Neste item, vamos aprender a parar de perder dinheiro! Você sabia que existem vários gargalos que geram perdas invisíveis? Pequenas alterações podem mudar isso.

Desde sensores de presença na iluminação de corredores e banheiros que geram economia de 25% do consumo original dos setores¹ à análise mais criteriosa da sua compra de materiais (de uso corriqueiro ou medicamentos). Ferramentas de CRM (em português – Gestão de Relacionamento com o Cliente) que são vendidas no meio médico como a adição de um “Prontuário Eletrônico”, facilitam o controle e avaliação da Rotina do seu consultório.

Dica de Ouro:
A Medicinae é uma plataforma de gestão financeira que mostra o seu resultado financeiro desde movimentos particular e sua produção em diversos planos de saúde.

CAPTAÇÃO DE CLIENTES
Saiba quais são suas qualidades profissionais! Se seus pares lhe indicam pacientes com determinado perfil, isso coloca sobre você um holofote! Liste seus cursos e suas habilidades. O que lhe destaca da multidão? Uma consulta primorosa? Sua experiência com alguma patologia específica? Reflita sobre as qualidades e habilidades que você deseja ressaltar.

Faça um site pessoal. Siga as normas do seu conselho de classe sobre esse tipo de divulgação e coloque a sua história acadêmica e pessoal lá. Deixe telefone e endereço para agendamentos bem visíveis. Hoje em dia, há uma busca orgânica nas ferramentas de busca da internet por médicos e você pode patrocinar seu site nestes veículos. Outras ferramentas como canais no Instagram, Facebook e Youtube seguem a mesma lógica e também impulsionam você.

Se você atende à planos de saúde, ligue para a central de relacionamento ao prestador ou cooperado e disponibilize-se para atender demandas da sua especialidade. Acredite: algumas vezes os planos têm dificuldade de marcação de consultas, principalmente de demandas que vem da ANS. Você ganha os direcionamentos e também desenvolve um bom relacionamento com estes planos.

Dica de Ouro:
O uso de ferramentas como Whatapp Business para confirmação de consultas diminui bastante as faltas. É gratuito.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a se destacar!

Luciana Lessa é Médica Cirurgiã Geral e COO da Medicinae Solutions.

¹ https://www.eficienciamaxima.com.br/voce-sabia/

Compartilhe nas redes