Como atrair mais pacientes em 3 passos

O processo de captação de pacientes pode parecer complexo, especialmente para os consultórios de médicos recém formados, uma vez que a comunicação estabelecida pelos profissionais deve seguir uma série de condutas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dessa forma, qual é a melhor forma de alcançar um número maior de pacientes respeitando as sugestões do CFM? Respondemos essa questão definindo 3 passos que irão ajudá-lo a atrair mais pacientes para o seu consultório!

1. Encontre e explore o seu diferencial
Ser apenas mais um na listagem do convênio ou disponível nas proximidades não irá te destacar entre as possibilidades de escolha do paciente, não é? A verdade é que, ao direcionar-se a todos os públicos, você aumenta o número dos seus pacientes mas corre o risco de não comunicar bem com todos.

A aposta certa é descobrir o seu diferencial e então comunicá-lo ao seu público, que valorizará essa característica! Vale alavancar todos os seus diferenciais: desde aquela residência super concorrida que você passou nos primeiros lugares ao fato de que o acesso ao seu consultório é por meio de rampas e um elevador espaçoso, destacando que você preza pela acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, por exemplo.

Você ainda pode ir além e refletir sobre a facilidade de acesso ao seu consultório, comparando a localização e a extensão do transporte público presente nas redondezas. Ao considerar todo o percurso e todas as dificuldades deste público (PNE) e comunicar até que ponto o seu consultório oferece acessibilidade, ele tenderá a optar por aquele que demonstrou compreender a sua realidade, nesse caso, você.

2. Facilite o caminho até você
As pessoas tendem a procurar médicos particulares por meio de três canais: na listagem dos convênios, via pesquisa na internet ou por recomendação de pessoas em que confiam. Nem todos os médicos aceitam convênio, mas algumas medidas podem ajudar para que você seja o primeiro a ser recomendado em pesquisas da internet e pelo público em geral.

A primeira coisa a ser feita é cadastrar o endereço do seu consultório, com a sua especialidade e horário de funcionamento no Google/Google Maps. Isso porque ao pesquisar um médico na internet, as pessoas buscam pelo nome da especialidade médica + cidade/bairro. Vale pedir aos seus pacientes mais íntimos que avaliem o seu consultório na pesquisa do Google. De forma ética e honesta, sempre! Repita a adição dessas informações cruciais nas biografias de suas redes sociais e site, não esqueça dos sites de referenciamento como Doctoralia ou o da sua Sociedade Médica e conselhos federais.

Lembre-se também que: realizar o seu cadastro em plataformas de agendamento de consultas pode ser interessante, já que este pode se transformar num novo canal para o seu consultório. Cada plataforma tem um modelo de funcionamento, pesquise sobre elas e veja qual mais conversa com você!

3. Refine seu conteúdo nas redes sociais
Aborde sobre doenças e questões fisiológicas relacionadas à sua especialidade médica. As pessoas demonstram interesse sobre as causas de determinadas doenças e o funcionamento do corpo humano. Explorar essas temáticas aumenta a sua credibilidade entre o público, ao mostrar o quanto você domina esses tópicos. Além disso, quando as pessoas recebem o diagnóstico de suas doenças ou desconfiam de algo, tendem a buscar sobre para entender melhor com o que podem estar lidando. Esse conteúdo pode ser em vídeo ou escrito e mais que uma forma de divulgação do seu trabalho
é uma maneira de conscientizar as pessoas e demonstrar um cuidado por elas, ainda que elas não sejam suas pacientes.

Uma forma interessante de saber por onde começar é realizar pequenas enquetes para descobrir quais temas as pessoas desejam que você aborde. Promover essa interação atrai novos seguidores que logo perceberão que podem interagir com você para ter suas dúvidas solucionadas. Comentar sobre o seu dia de trabalho nas redes e o ambiente permite que as pessoas compreendam sobre como foi o seu atendimento e o que elas podem esperar
em relação a isso quando forem ao seu consultório.

No fim, a qualidade da sua consulta será o seu maior diferencial, mas não custa nada aumentar a visibilidade para que os pacientes cheguem a você em maior quantidade, não é?

Compartilhe nas redes