Como a Antecipação de Faturas pode melhorar a vida de médicos?

A antecipação de recebíveis nada mais é do que a opção em transformar recebimentos futuros em crédito à vista. Como diz o nome, a operação apenas antecipa um valor que já é seu e não há nenhuma alavancagem e ou endividamento. Nesse formato, a fonte pagadora transfere diretamente ao parceiro financeiro o valor das suas faturas dentro do prazo de pagamento.

Fluxo de Caixa

Na área de saúde, a gestão do fluxo de caixa é complexa, principalmente devido ao recebimento por meio de múltiplas fontes pagadoras com cada uma tendo uma regra diferente no prazo de desembolso financeiro.

De acordo com pesquisa do CFM, um consultório atende em média 8 planos de saúde, além dos atendimentos particulares. Os planos de saúde costumam levar de 45 a 60 dias para efetuarem o pagamento e, considerando que o faturamento geralmente é enviado apenas no final do mês vigente ou no início do mês seguinte, alguns atendimentos podem levar até 90 dias para que os devidos valores entrem na conta corrente do médico, consultório ou clínica.

Além do prazo alongado, existe a glosa médica, que consiste na diferença entre o que o plano de saúde autorizou e, de fato, pagou aos prestadores de saúde. A glosa pode ocorrer por erros de preenchimento ou divergências técnicas.

Hora de parar de navegar às cegas!

Essa dinâmica do mercado de saúde faz com que não se tenha previsibilidade sobre os pagamentos futuros. É como navegar às cegas na sua gestão financeira!

Como planejar compras de material, investimento em equipamentos e contratação de funcionários diante de um recebimento que pode sofrer uma variação relevante? Como geralmente os médicos, donos de seus consultórios e clínicas fazem diante desse verdadeiro Frankestein?

Ou eles acabam colocando o próprio dinheiro para cobrir qualquer problema em seu caixa ou pegam mais um plantão para adicionar uma fonte pagadora previsível ou acabam utilizando produtos de prateleira que seu banco oferece, como cheque especial, por exemplo, cujas taxas mensais costumam ser de dois dígitos ou mais, mesmo com a taxa de juros caindo nos últimos tempos.

Para facilitar sua vida e você ter o controle da sua gestão financeira, a antecipação de recebíveis permite que você tenha no seu caixa um dinheiro imediato. E quais as vantagens?

– Receber à vista sem burocracia e sem dívidas.
– Ganhar poder de negociação, buscando descontos com fornecedores de materiais e equipamentos ao ter recursos disponíveis no caixa.
– Fugir da burocracia e demora do banco, que não tem produtos customizados que entendam a área médica.
– Menos tempo cuidando do caixa do seu consultório permite uma maior dedicação à sua atividade principal: atender pacientes.
– Você pode sair de férias com sua família ou para congressos sem preocupações com o período que ficará fora do consultório/clínica.
– Você pode aumentar seu lucro ao trocar taxas abusivas praticadas pelos bancos
– 100% online em alguns clicks ao contrário de uma negociação burocrática com o gerente de banco, pedindo uma lista infinita de documentos e sem o menor entendimento da dinâmica de um consultório.
– Atendimento de quem conhece a área médica e fala a sua língua.

Antecipar as faturas dos seus convênios médicos é um dos benefícios que você encontrará no nosso aplicativo.

Você ainda pode contar com produtos financeiros #feitosparamedico como o terminal de débito e crédito, a nossa plataforma de gestão financeira inteligente, entre tantas outras vantagens!

Compartilhe nas redes