Análise SWOT: como utilizá-la para diferenciar seu consultório

Desenvolvida por Albert Humphrey, líder de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nos anos 60, a Análise SWOT é uma ferramenta específica e amplamente utilizada em Marketing e Negócios para alavancar os pontos fortes, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do seu negócio, auxiliando na sua gestão estratégica.

Mas o que faz dela uma ferramenta poderosa?

• Para o consultório ou clínica: permite visualizar o posicionamento do estabelecimento em relação aos seus concorrentes, tornando claro seus diferenciais e favorecendo ajustes dos pontos frágeis e a promoção dos pontos fortes.

• Para o profissional autônomo (médico, dentista): favorece o melhor proveito dos talentos e suas capacidades em relação às oportunidades de mercado.

S.W.O.T. é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo de: Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities), Ameaças (Threats). Se você ainda não fez o download, para ajudá-lo a montar a sua matriz, disponibilizamos um PDF gratuito que pode ser baixado aqui.

Você pode estruturar a sua matriz a partir das respostas à algumas perguntas que selecionamos em nosso PDF! Abaixo, explicamos as diretrizes de cada aspecto a ser preenchido.

Pontos fortes (Strengths)
Use a ótica dos seus concorrentes para pontuar a força do seu negócio. Ou seja, não é uma qualidade dizer que a sua clínica possui serviços de Botox se todos os outros consultórios de dermatologia da sua localização também o fazem. Nesse caso, oferecer o serviço é uma necessidade, porém, se você oferece Botox parcelado no cartão de crédito ao seus pacientes e seus concorrentes não, então você possui aqui uma força a ser explorada!

Pontos fracos (Weaknesses)
Enfrentar as fraquezas do negócio pode soar doloroso, ainda mais na criação do consultório ou clínica que você tanto sonhou, mas acredite: é melhor ser realista agora e enfrentar seus pontos frágeis e corrigí-los do que fechar os olhos. Seus concorrentes e pacientes podem não ser “gentis” com você, não é? Mas fique tranquilo: quanto mais cedo você fizer isso, mais bem preparado e melhor posicionado você estará!

Oportunidades (Opportunities)
Suas oportunidades podem estar relacionadas às novidades do setor: tecnologia, hábitos do paciente, políticas públicas, localização e padrões sociais, etc, por isso, esteja atento a esses aspectos em relação ao setor que você está inserido!

Ameaças (Threats)
Também olhando para o lado externo (social, econômico, político), é hora de listar possíveis ameaças ao seu negócio, para antever e previnir-se.

Em suma, a matriz SWOT permite descobrir as oportunidades de negócio sistematicamente. Além de compreender os pontos fracos, favorecendo a prevenção, controle e eliminação das ameaças, evitando surpresas. Depois de preenchê-la, é hora de traçar estratégias mais eficazes para aumentar a sua competitividade em relação aos seus concorrentes!

Compartilhe com seus colegas médicos e fique a vontade para comentar em caso de dúvidas!

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email