vantagens-do-AAFR

O que é AAFR e como ele pode ajudar seu consultório?

Muitos profissionais de saúde desejam ter suas clínicas ou consultórios, mas não sabem como começar a empreender.

Apesar do curso de Medicina oferecer uma grade curricular bem vasta, as instituições ainda não contemplam matérias como gestão, empreendedorismo ou administração.

Pode não parecer, mas a falta de conhecimento nessas áreas impacta diretamente na profissão dos médicos, que muitas vezes não sabem lidar com determinadas situações do consultório.

Por isso, especializar-se nesses temas é extremamente importante para o crescimento e sucesso do profissional, bem como do consultório, além de implementar o AAFR na rotina do estabelecimento.

Mas, você sabe o que essa sigla significa e como ela pode te ajudar?
Continue a leitura e descubra!

AAFR: Qual seu significado?

Pode parecer complexo, mas AAFR significa: atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar.

Essas 4 etapas são fundamentais para todo médico empreendedor, já que você deve pensar em estratégias e ações para cada objetivo do AAFR.

Com isso, você se destaca da concorrência, aumenta a renda financeira do consultório e, claro, melhora a jornada e experiência do seu paciente.

Para isso, vamos te explicar todos os objetivos e como você pode implementar cada um deles na sua rotina.
Vamos lá?

Como implementar o AAFR no seu consultório

Como relatado mais acima, AAFR significa atrair, atender, fidelizar pacientes e rentabilizar. Veja a seguir como alcançar esses 4 objetivos na prática. Boa leitura!

1. Atrair

Como o próprio nome diz, esse é o momento para a atração de novos pacientes. É importante gerar brand awareness, ou, em português, consciência de marca.

Segundo a Rock Content, brand awareness, ou consciência de marca, é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. O objetivo é fazer uma marca ganhar notoriedade, ser bem lembrada pelo público e torná-la diferenciada para o mercado.

Uma das principais estratégias utilizadas para alcançar esse objetivo é por meio de presença digital ativa nas redes sociais, por exemplo.

Você pode criar um perfil profissional nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, para
Não se esqueça de ter um plano de postagem com conteúdos relevantes, além de contar um pouco da sua trajetória, especialidade, formação, e até mesmo participações em congressos e palestras.

É importante que o público se identifique com você.

Uma outra ferramenta importante para atrair pacientes é disponibilizar seu agendamento online para consultas e procedimentos, deixando sua agenda disponível 24 horas para seus pacientes.

Por meio do seu site médico, ou uma plataforma como a AgendarConsulta, seus pacientes marcam atendimentos a qualquer momento, sempre que precisarem.

Mesmo que você não esteja atendendo naquele momento ou que seu consultório esteja fechado, seu paciente conseguirá agendar uma consulta no próximo horário disponível.

Essa praticidade, e comodidade, com certeza trará impacto e destaque, já que o paciente não precisa ligar ou ir até o consultório para agendar, remarcar ou cancelar seu atendimento.

Uma facilidade para ambos os lados, não concorda?

2. Atender

Como é sua rotina de atendimentos? Suas consultas costumam atrasar? Sua agenda é organizada? Você presta atenção e se dedica exclusivamente ao paciente?

Você pode não saber, mas uma agenda sem rasuras e erros ajuda o médico a manter o foco no que realmente é importante: o paciente.

Por isso, contar com uma agenda digital é essencial para o objetivo de atender bem. Softwares de gestão, como o iClinic, oferecem essa funcionalidade para ajudar profissionais que buscam otimizar suas agendas.

Com essa ferramenta é possível emitir relatórios e descobrir qual a duração de suas consultas, além de otimizar seus atendimentos, alternando entre atendimentos mais rápidos ou mais longos.

Também é possível enviar confirmações automáticas de consulta para WhatsApp, e-mail e SMS, ajudando a diminuir a taxa de absenteísmo dos pacientes.

Confira como essa funcionalidade ajudou o nutricionista Alberspyerry Diniz a reduzir o número de faltas dos pacientes em seu consultório.

O envio de SMS e e-mail para confirmar consulta caiu em 30% as faltas dos meus pacientes, diminuiu bastante.

3. Fidelizar

O especialista em marketing Philip Kotler afirma que conquistar um novo paciente custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar um paciente atual.

Ou seja: de nada adianta atrair novos pacientes para seu consultório se você não pensar em uma estratégia de fidelização, concorda?

Assim, como visto no primeiro objetivo “atrair”, é muito importante que o paciente se identifique com você. Ele precisa sentir que você o entende, o conhece. Por isso, aposte no e-mail marketing.

O e-mail marketing permite que você envie mensagens personalizadas de forma automática para seus pacientes.

Diferente de uma lista de transmissão do WhatsApp, os pacientes não precisam ter seu contato adicionado para receber as mensagens.

Além disso, poucos profissionais de saúde investem em e-mail marketing. Isso significa que é um verdadeiro diferencial que seus pacientes irão valorizar.

Aproveite para manter contato com seus pacientes, enviando materiais educativos, como notícias, dicas e artigos.

Tenha certeza que essa iniciativa fará diferença na fidelização e no relacionamento com seus pacientes.

4. Rentabilizar

Por último, mas não menos importante, é hora de avaliar a rentabilidade do seu consultório.

Você sabe se está tendo lucro? Quais são seus maiores e menores gastos? A maioria das suas consultas é por meio de convênio ou são atendimentos particulares?

Todas essas informações são importantes e, na maioria das vezes, negligenciadas pelos profissionais. Como dito no começo deste artigo, boa parte dos médicos não possuem familiaridade com gestão financeira, e deixam o controle financeiro de lado.

É de extrema importância saber quais são seus custos fixos e variáveis, entender seu fluxo de caixa, separar contas físicas com conta jurídica, e avaliar o que pode receber investimento, bem como o que precisa ter gastos reduzidos.

Parece complicado, mas não é, principalmente quando você conta com a ajuda de um software de gestão, como iClinic. Isso porque é possível emitir automaticamente gráficos e relatórios que irão te ajudar a avaliar resultados e melhorar o controle financeiro.

Com o iClinic, você tem acesso a informações como:

  • Gráfico de pacientes por convênio;
  • Gráfico de procedimentos realizados;
  • Gráfico de características dos pacientes;
  • Duração média dos atendimentos;
  • Estátisticas sobre consultas;
  • Gráfico de atendimentos por período;
  • Gráfico de distribuição etária.

Você também pode se especializar nesse assunto realizando um curso sobre gestão de clínica e consultórios. Uma excelente ajuda nesse objetivo, não?

Agora que você já sabe o que é AAFR e como ele é importante para o crescimento do seu consultório ou clínica, conte pra gente nos comentários quais serão seus objetivos e metas para os próximos meses.

Se você deseja contar com a ajuda de um software de gestão para alcançar esses objetivos, faça já um teste grátis do iClinic. Clique aqui e comece agora!

Guest post escrito pela equipe de Marketing da iClinic.

Compartilhe nas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email